Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

4 dicas para você criar o hábito de beber água

Na teoria, todos sabem como é importante beber água, mas criar este hábito não é fácil. Confira dicas práticas para você incluí-la na sua rotina
HMC Gazeta Água

Todos sabem que beber água regularmente é importante, embora não seja um hábito para muitos. Segundo a clínica geral e coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Marcelino Champagnat, Maria Betânia Beppler, beber água é fundamental para o equilíbrio da temperatura do corpo e imprescindível ao funcionamento de todos os órgãos e sistemas. “Quando o organismo sente sede, o ideal é beber água em vez de outros líquidos, pois a sede é sinal de necessidade de água pura no organismo”, aponta.

Isso quer dizer que outros líquidos, tais como refrigerantes, sucos ou chás, não servem! Essas bebidas contêm substâncias – principalmente sódio – que dificultam o equilíbrio de água no organismo. Vale também para líquidos desidratantes, tais como chás diuréticos e bebidas alcoólicas. “Eles criam uma falsa sensação de hidratação, porém acabam por fazer com que os rins eliminem até mais líquido do que o volume ingerido”, completa. E, na correria do dia a dia, quem nunca esqueceu de cuidar da hidratação.

Confira estas dicas da médica Maria Betânia para não esquecer de beber água.
beber água

#1 Obedeça sempre ao reflexo de sede
Mesmo sem sentir sede, é importante quantificar a água ingerida no período de 24 horas. O volume ideal varia de acordo com o peso e o cálculo é simples: para cada kg de peso, deve-se ingerir no mínimo 30ml de água em um dia inteiro. O mesmo cálculo vale para as crianças, e o volume muda nos dias mais quentes ou nas atividades físicas.
beber água

#2 Beba aos poucos e em pequenas quantidades
A dica é um copo por hora: ao tomar em torno de 200ml em cada vez, o indivíduo terá ingerido mais de 2 litros de água em 12 horas, quantidade mais que suficiente para um adulto com peso entre 70 e 80kg. Para facilitar, mantenha água fresca sempre por perto, inclusive, uma garrafinha na bolsa ou na mochila.
beber água

#3 Fique de olho na cor da urina
Crie o hábito de observar a cor da urina para saber sobre sua hidratação: quanto mais escurecida, maior é quantidade de água que o organismo está precisando. A cor ideal da urina deve ser sempre amarelo bem claro.
beber água

#4 Usa a tecnologia a seu favor
Com tantas tarefas diárias, acontece de você simplesmente esquecer de tomar água. Para lembrá-lo de beber água frequentemente use lembretes na agenda e aplicativos de celular que avisam o melhor horário para a ingestão e, inclusive, mantêm um registro da quantidade de consumo.

** Matéria publicada na Gazeta do Povo Online no dia 4 de Março de 2016. Por
Camila Tremea

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600