Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Câmera 3D revoluciona vídeocirurgias

A aquisição deste equipamento com tecnologia 3D SPIES (abreviação para Storz Professional Image Enhancement System) pelo Hospital Marcelino Champanat, em Curitiba, beneficia o paciente, que tem menos tempo de indução anestésica, breve recuperação e retorno antecipado às atividades do dia a dia. Além disso, as cirurgias com imagem 3D também reduzem os danos pós-cirúrgicos. Os médicos também têm seu trabalho beneficiado, pois, antes da câmera 3D, o cirurgião trabalhava com referências especiais de lateralidade, isto é, sem a percepção de profundidade.

O hospital é a primeira instituição de saúde do Sul do Brasil a utilizar esta câmera 3D. Instalado em uma torre no centro cirúrgico, o equipamento, além de aumentar a imagem em dez a 15 vezes e dar maior iluminação do órgão, adiciona a percepção da terceira dimensão, dando um ganho real de visualização das estruturas nobres do órgão. E mais: os tecidos são vistos de forma diferenciada e com múltiplas tonalidades cromáticas. As imagens são vistas pelos médicos em qualidade Full HD.

2016-135DSC_4911 copy_redu

A profundidade das imagens possibilita aos médicos realizarem movimentos mais precisos.

A primeira cirurgia 3D

Procedimentos ortopédicos, urológicos, laparoscópicos (abominais) e de outras especialidades, que são realizados por vídeocirurgia, estão sendo beneficiados pelo realismo da terceira dimensão. A primeira cirurgia 3D do Paraná foi uma prostatectomia realizada em maio em um paciente de 59 anos. Segundo o urologista responsável pelo procedimento, Aníbal Wood Branco, a tecnologia em três dimensões proporcionou uma melhor visão do tumor, favorecendo a preservação da continência e ereção do paciente. “A noção de profundidade é muito superior aos equipamentos usuais e isto é importante para determinados órgãos do corpo que estão localizados em regiões de difícil acesso”, explica.

Cenário promissor

O investimento de R$ 500 mil do Hospital Marcelino Champagnat em uma tecnologia de ponta mostra o comprometimento e sintonia com as práticas mais avançadas de promoção da saúde. Em breve, o hospital deve aumentar o número de cirurgias mensais, garantindo ainda mais segurança e a pronta recuperação dos pacientes.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600