Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Dia Nacional da Saúde – Como anda a sua?

Para quem tem a rotina corrida, check-up é a melhor opção para manter a saúde em dia

shutterstock_126688070

O dia 5 de agosto é conhecido como o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz, que contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no Brasil.

Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil mantermos a nossa saúde em dia. Segundo Eduardo Zen, cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, a maneira mais indicada para avaliar como está a nossa saúde é realizando um Check-Up. Rápido, eficiente, e indicado para todas as faixas etárias, cabe na agenda até dos adultos mais ocupados. “Não existe uma idade padrão para realizar esta bateria de exames e avaliações médicas, pois a necessidade varia de acordo com fatores de risco que nem sempre estão relacionados à idade. O histórico familiar e a atividade profissional, por exemplo, são alguns pontos que podem influenciar o estado de saúde”, indica.

Um check-up compreende a realização de uma série de avaliações médicas e exames complementares;

- Consultas médicas com especialistas na área de clínica médica, cardiologia, neurologia, dermatologia, fisioterapia, gastroenterologia, ginecologia, nutrição, oftamologia, otorrinolaringologia, laringologia, urologia, pneumologia (consulta antitabagismo), entre outras.

- Exames laboratoriais: coleta de sangue, urina e fezes para o diagnóstico de diabetes, anemias, leucemias, colesterol, triglicerídeos, funções renal e hepática, infecções, inflamações, marcadores tumorais, entre outros;

- Exames de imagem: ecografia do abdômen, das mamas, da próstata e transvaginal e raio-X do tórax;

- Exames cardiológicos: ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, ecodopler das carótidas e vertebrais.

- Exames Neurológicos: doppler transcraniano

Existe também a possibilidade de adequação do check-up de acordo com as características do paciente, como faixa etária, sexo e hábitos de vida.

A maior vantagem é a realização de todos os exames e avaliações em um único dia, sem sair do hospital. O paciente leva em média seis horas para completar o seu check-up. Segundo o especialista, o melhor horário para realização de um check-up seria no período da manhã, para que, ao chegar em jejum, o paciente realize a coleta que serão utilizados nos exames laboratoriais e de imagem.

Outra vantagem é que a consulta de retorno, realizada em até dez dias úteis com todos os exames prontos, centraliza todos os resultados dos exames e avaliações, otimizando o tempo do paciente que não precisa voltar a cada profissional consultado para obter os resultados.

Com tantas facilidades, prevenir o surgimento de doenças acaba se tornando uma tarefa mais tranquila até mesmo para aqueles que trabalham com a agenda mais apertada. Nada mal para uma tarefa que deve ser realizada no mínimo a cada dois anos.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600