Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Entenda mais sobre os exames que previnem o câncer de mama

Análise deve ser feita antes mesmo dos sintomas aparecerem 

Em outubro, a cor rosa dá o tom durante o mês da conscientização para a prevenção do câncer de mama. A doença já é considerada comum, mas isso não anula sua gravidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é de 59.700 novos casos em 2018. Por isso, o diagnóstico precoce, antes de aparecerem sintomas, é fundamental para aumentar as chances de cura.

Segundo a médica Aline Alexandra Iannoni de Moraes, coordenadora do check-up Hospital Marcelino Champagnat, os exames de triagem como a mamografia e o ultrassom de mama buscam diagnosticar o câncer com a maior precocidade possível, antes mesmo de que se tornem sintomáticos. “O autoexame de mama também é importante, mas costuma identificar lesões mais avançadas.  No caso do câncer de mama, o diagnóstico precoce pode resultar em tratamentos menos agressivos e salvar vidas”, explica.

Não existe um único exame que permita diagnosticar todas as maneiras que o câncer pode aparecer. A mamografia e a tomossíntese procuram lesões suspeitas ao analisar pequenas calcificações, enquanto a ressonância magnética é capaz de avaliar a vascularização destas lesões.  Já o ultrassom busca avaliar nódulos suspeitos em mulheres com mamas mais densas, para as quais a interpretação da mamografia poderia ser dificultada. 

Para o médico radiologista, Fabio Lucio Stalhschmidt, diretor técnico do setor de imagem do Hospital Marcelino Champagnat, todos os exames podem apresentar resultados falso positivos. “Um achado falso positivo é uma suspeita para câncer, mas que não se comprova ser câncer. Há necessidade de mais exames e eventualmente biópsias para descartar possibilidade de câncer num achado falso positivo. Desta maneira o tipo de exame ou a combinação deles depende de cada mulher”, esclarece Stalhschmidt.          

Os especialistas recomendam que as mulheres consultem o ginecologista para determinar a melhor estratégia de triagem. Além disso, buscar hospitais e clínicas com certificações de qualidade e médicos especializados é fundamental para o diagnóstico precoce e para aumentar a chance de cura do câncer de mama.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600