Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Exame ultrassom com microbolhas é seguro para quem tem disfunção renal

Nódulos no fígado, no rim e doenças vasculares são comuns e aparecem com frequência em exames de rastreamento ou de urgência. Porém, a avaliação específica geralmente precisa ser feita por tomografia e ressonância magnética, utilizando contraste endovenoso iodado e paramagnético, respectivamente. Nem todos os pacientes podem fazer uso dos contrastes utilizados em ressonância e tomografia, especialmente em alguns casos de disfunção renal. O exame de ultrassom com contraste microbolhas é uma alternativa segura para os pacientes que não podem realizar a ressonância magnética ou a tomografia, incluindo pacientes com claustrofobia.

_64A9270

O radiologista Fabio Lucio Stahlschmidt afirma que este ultrassom melhora o diagnóstico e o processamento terapêutico na caracterização de lesões no fígado.

“O contraste com microbolhas é mais seguro que os contrastes da tomografia e da ressonância porque tem eliminação pulmonar e menor incidência de reação alérgica”, explica Fabio Lucio Stahlschmidt, radiologista e diretor técnico da Viva Imagem, que utiliza o Ultrassom Acuson S helx TM, da Siemens, com as funções de elastografia e contraste. “Esta técnica utilizada é simples, não tem a necessidade de radiação ionizante e nem risco de nefrotoxicidade”, complementa.

Aprovado no Brasil

O contraste microbolhas para ultrassom vem sendo amplamente usado na Europa e na Ásia, mais recentemente nos Estados Unidos, e foi aprovado em 2015 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso no Brasil. O ultrassom microbolhas é reconhecido internacionalmente como substituto ou complementar aos exames convencionais de tomografia e ressonância e reduz os custos totais do processo de diagnóstico.

acuson_s2000_helx_evolution_with_touch_control3-02423994-10

O Ultrassom Acuson, da Siemens, está à disposição dos pacientes no Hospital Marcelino Champagnat

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600