Logo HMC

CONSULTÓRIOS

Os 72 consultórios do Hospital Marcelino Champagnat promovem atendimento de qualidade em diversas especialidades. A estrutura hospitalar de ponta do hospital faz com que o atendimento nos consultórios seja realizado de forma integrada com a recepção, o serviço de agendamento, laboratório, centros de diagnóstico e centro cirúrgico.

AGENDE SUA CONSULTA

Entre em contato com a central de agendamento do Marcelino Champagnat e marque sua consulta. Se preferir, baixe o Aplicativo do HMC e faça tudo via celular.

Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Telefone: (41) 3207 3225
contato@hospitalmarcelino.com.br

CENTRO DE DIAGNÓSTICOS

Um moderno e completo Centro de Diagnósticos,
com áreas que são referência nacional.

O Hospital Marcelino Champagnat conta com um Centro de Diagnósticos integrado, que realiza diversos exames com rapidez e eficiência. Análises clínicas laboratoriais, diagnósticos por imagem, métodos gráficos e endoscopias digestivas e respiratórias são feitos por uma equipe dedicada e especializada, trazendo exclusividade e tratamento personalizado ao paciente.

Os laboratórios e Centros de Diagnósticos do Hospital Marcelino Champagnat atendem a um amplo número de convênios e planos de saúde. Para saber qual cobertura seu plano oferece no hospital, entre em contato diretamente com sua operadora.

Um centro de diagnósticos totalmente voltado ao sistema cardiovascular.

No Centro de Diagnóstico Cardiovascular do Hospital Marcelino Champagnat, todos os médicos são cardiologistas titulados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Ecocardiografia, com enorme capacitação prévia. E a lista de exames é completa ara garantir aos pacientes a realização de todos os diagnósticos em um só local.

Centro de Diagnóstico Cardiovascular Hospital Marcelino Champagnat

Médico Responsável

Dr. Gustavo Blume

Prof. Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fellow em Ecocardiografia pela Mayo Clinic (EUA) e Vancouver General Hospital (Canada)

Mestre em Cardiologia pela UFRGS

Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC/DIC

Exames realizados:

Ecocardiograma Transtorácico

A ecocardiografia transtorácica é um ultrassom do coração. Seus principais objetivos são a avaliação da estrutura cardiológica e a análise da função cardíaca e das valvas. Atualmente, demonstra-se como um dos mais importantes e eficientes métodos de auxílio diagnóstico na cardiologia. 

Ecocardiograma Transtorácico com Strain

Uma das mais recentes tecnologias aplicadas à ecocardiografia, a técnica de avaliação da função cardíaca pelo Strain derivado do Speckle Tracking auxilia o médico na detecção de cardiopatias incipientes, geralmente mais indicada no acompanhamento de pacientes em quimioterapia ou com cardiopatias ainda não claramente manifestadas. 

Ecocardiograma Transesofágica

O Ecocardiograma Transesofágica é um exame semelhante a uma endoscopia, no qual o médico avalia de maneira mais clara as estruturas cardíacas. É realizado sempre com o acompanhamento de um anestesista e, por isso, necessita de preparo prévio para o paciente. É recomendado, principalmente, em situações específicas, como pesquisa de trombos intracardíacos e infecções valvares.

Ecocardiograma com Estresse Farmacológico

Trata-se de um exame indicado para a pesquisa de isquemia miocárdica esforço induzida. Realizado com dobutamina ou dipiridamol, o Ecocardiograma com Estresse Farmacológico pesquisa a presença de obstruções da árvore coronariana e exige um preparo prévio.

Mapa 24 horas

O M.A.P.A. é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, um método que permite o registro intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono.

O equipamento é composto por um monitor fixado na cintura e uma braçadeira colocada no braço do paciente. A partir de intervalos de tempo pré-estabelecidos, o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Médica Responsável:

Dra Ana Paula Norberto Sbalqueiro 

CRM 22005

Holter 24 horas

É um exame não invasivo, que monitoriza os batimentos cardíacos por um dia. Durante o Holter, um aparelho gravador digital portátil registra a atividade elétrica do coração continuamente. Para a monitorização, são colocados quatro eletrodos no tórax do paciente conectados ao gravador por meio de cabos, e um monitor é afixado à cintura. É indicado para detectar arritmias cardíacas e avaliar de sintomas como tontura, palpitação e desmaio.

Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico é um procedimento no qual o indivíduo é submetido a um esforço físico programado e individualizado na esteira ergométrica. Também é um exame não invasivo de grande utilidade e baixo custo. Por meio dele, são observados os sintomas e comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. O teste ergométrico possibilita, ainda, detectar isquemia miocárdica, reconhecer arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzidos pelo esforço, avaliar a capacidade funcional e a condição aeróbica do paciente para a prescrição de exercícios e diagnosticar determinadas doenças cardiovasculares.

Ecodopler Colorido Vascular

Um exame completamente não invasivo, indolor, sem presença de radiação e sem a utilização de contraste iodado, que analisa o sistema arterial e venoso com a utilização da ultrassonografia associada ao efeito Doppler, fornecendo informações de anatomia e características do fluxo sanguíneo do paciente. É realizado apenas por médicos especialistas na área, pois tem grande importância no diagnóstico de doenças vasculares.

A principais indicações para a realização do Ecodopler Colorido Vascular são:

Estudo do Sistema Venoso:

  • Diagnóstico de presença de trombose localização e extensão;
  • Acompanhamento da evolução da trombose e da efetividade do tratamento;
  • Programação de tratamento cirúrgico e não cirúrgico de varizes;
  • Programação de cirurgia de fístula para hemodiálise;
  • Programação de colocação de catéteres;
  • Análise de lesões provocadas por traumas e/ou ferimentos.

Estudo do Sistema Arterial:   

  • Diagnóstico de oclusão e/ou estenose (entupimento) em carótidas, sistema arterial dos membros inferiores e superiores e das artérias abdominais (Aorta, Ilíacas, Renais, Mesentérica Superior e Inferior, Tronco Celíaco).
  • Presença de aneurismas (dilatações) diagnóstico e seguimento;
  • Análise de lesões provocadas por traumas e/ou ferimentos;
  • Malformações vasculares.
  • Análise do fluxo de órgãos transplantados, como rim e fígado.

Agendamentos

Telefone: (41) 3087-7670

WhatsApp: (41) 99201-3067 (envie seu nome e exame desejado). 

Horários de atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 18h.

Sábados: das 8 às 12h.

Um centro de diagnósticos totalmente voltado ao sistema respiratório.

Centro de Endoscopia Respiratória do Hospital Marcelino Champagnat

Mais um espaço de referência dentro do Hospital Marcelino Champagnat, o Centro de Endoscopia Respiratória tem à disposição do paciente uma equipe médica altamente especializada no assunto e estrutura física e equipamentos de última geração para a realização de diagnósticos das vias aéreas superiores e inferiores. Para a qualidade dos resultados e total segurança do paciente, são seguidos padrões internacionais na condução de cada um dos exames.

Equipe Médica Responsável:

Dr. Marlos de Souza Coelho – CRM/PR: 4740 – Diretor Técnico

Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória

Dr. Nelson Bergonse Neto – CRM/PR: 16237

Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória

Dr. Leonardo Rottili Roeder – CRM/PR: 31461

Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória

Dr. Gustavo Higa Ogawa – CRM/PR: 25421

Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória

Dr. Liu Estradioto – CRM/PR: 30745

Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória

Agendamentos

Telefone: (41) 3087-7670

WhatsApp: (41) 99201-3067 (envie seu nome e exame desejado). 

Horários de atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 18h.

Sábados: das 8 às 12h.

Exames realizados:

BRONCOSCOPIA (ENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA)

A broncoscopia é um exame fundamental para a realização do diagnóstico de inúmeras doenças benignas ou malignas dos pulmões ou das vias aéreas. É realizada através da introdução (pelo nariz ou pela boca) de um aparelho fino dotado de câmera para a captação de imagens internas desses locais. Além da visualização da traqueia e dos brônquios, também é possível realizar, por meio da broncoscopia, uma coleta de células (lavado broncoalveolar) e biópsias da traqueia, brônquios e pulmão, que permitem o diagnóstico de diversas doenças como o câncer, doenças infecciosas e inflamatórias.

A Broncoscopia também é indicada para:

  • O tratamento de estenoses da traqueia e brônquios;
  • A colocação de próteses traqueobrônquicas;
  • A retirada de tumores;
  • a retirada de corpos estranhos aspirados;
  • O acompanhamento e cuidados do paciente em uso de traqueostomia;
  • Entre outras necessidades específicas.

Para a tranquilidade durante o exame, o paciente é sedado, com monitorização cardíaca e respiratória, sob os cuidados de um médico anestesiologista.

Orientações para a realização da broncoscopia:

  • Manter jejum absoluto de oito antes do horário do exame;
  • Medicamentos de uso diário como antihipertensivos, antiarrítmicos, entre outros, devem ser tomados na manhã do exame com o mínimo de ingestão de água;
  • O paciente deve obrigatoriamente vir acompanhado por um responsável, maior de 18 anos, portando documento de identificação com foto (devido à sedação, o paciente só será liberado após o exame se estiver com um acompanhante);
  • Trazer as guias do pedido do exame liberadas;
  • Trazer os exames de imagem (radiografia e/ou tomografia de tórax), caso possua;
  • Se estiver em uso de alguma medicação antiagregante ou anticoagulante (AAS, CLOPIDOGREL, SOMALGIN, PLAVIX, MAREVAN, HEPARINA, ELIQUIS, PRADAXA, XARELTO, MARCOUMAR, ENTRE OUTROS), o paciente deve procurar seu médico antecipadamente (no mínimo, 10 dias antes do exame) para que seja avaliada a possibilidade de suspensão do medicamento;
  • Pacientes com diabetes: não administrar insulina ou tomar a medicação por 12 horas antes de realizar o exame;
  • Pacientes com doença cardíaca ou pulmonar conhecidas devem trazer autorização por escrito do médico cardiologista e/ou pneumologista para a realização do exame com sedação;
  • Não estar com as unhas esmaltadas;
  • Não estar com adornos: brincos, pulseiras, anéis, correntes, piercings;
  • Calçar sapato sem salto;
  • Vestir-se com roupas confortáveis;
  • Chegar à recepção, pelo menos, 30 minutos antes do horário do exame.

Cuidados após a realização da broncoscopia:

  • Ser acompanhado até sua residência por um responsável maior de 18 anos;
  • Nas primeiras seis horas após o exame, deve ser observado em repouso;
  • Estar preparado para retornar ao hospital caso ocorram complicações;
  • Nas primeiras 12 horas após o exame, não é permitido: conduzir veículos, operar máquinas ou equipamentos que exijam atenção e coordenação motora, assinar documentos, andar na rua, cuidar de menor ou pessoa incapaz sob sua responsabilidade.

NASOFIBROLARINGOSCOPIA E LARINGOSCOPIA

Estes exames endoscópicos avaliam as cavidades nasais, a faringe e a laringe, possibilitando o diagnóstico de diversas doenças ou alterações anatômicas, como tosse, desvio de septo, hipertrofia de cornetos, hipertrofia de adenoide, alterações nas cordas vocais, laringite, disfonia (rouquidão), entre outros.

São realizados com anestesia tópica (aplicação local de anestésico no nariz ou boca) e introdução de fino aparelho dotado de fibras óticas que permite a visualização das estruturas anatômicas em questão. É importante manter jejum absoluto de duas horas antes do horário do exame.

AVALIAÇÃO ENDOSCÓPICA DA DEGLUTIÇÃO - AED

A Avaliação Endoscópica da Deglutição ou AED é um exame fundamental na avaliação do paciente que apresenta disfagia (alteração da deglutição em sua fase oral). É realizado com a introdução, pelo nariz, de um fino aparelho dotado de fibras óticas e, em seguida, são ofertados ao paciente alimentos corados com diferentes consistências. O processo de deglutição é, então, visualizado para que seja possível:

  • Avaliar as várias etapas importantes da deglutição e detectar suas alterações, contribuindo para a instituição do tratamento adequado;
  • Orientar uma reabilitação fonoterápica;
  • Contribuir para a prevenção de complicações graves que podem ocorrer nos quadros de disfagia, como a broncoaspiração;
  • Detectar mudanças no padrão da deglutição dos pacientes portadores de doenças degenerativas.

Em caso de necessidade ou urgência após a realização de quaisquer um desses exames, retornar imediatamente ao Pronto Atendimento do hospital ou entrar em contato com o Centro de Endoscopia Respiratória do Marcelino Champagnat, pelos telefones: (41) 3087-7668 ou (41) 3087-7871.

Um centro de diagnósticos totalmente voltado ao sistema digestivo.

Centro de Endoscopia Digestiva do Hospital Marcelino Champagnat

O Centro de Endoscopia Digestiva do Hospital Marcelino Champagnat é referência no tratamento cirúrgico de obesidade e endoscopia de obesidade e realiza uma série de exames importantes na detecção de doenças e outras enfermidades ligadas ao aparelho digestivo.

Equipe Médica Responsável:

- Dr. Caetano Marchesini – Diretor Técnico

- Dr. Rafael Willian Noda

- Dr. Lucinei Geraldo Stadnik

- Dr. Guilherme Francisco Gomes

- Dra. Thaisa Nakadomari

- Dr. Vitor Mamoru Haida

Agendamentos

Telefone: (41) 3087-7670

WhatsApp: (41) 99201-3067 (envie seu nome e exame desejado). 

Horários de atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 18h.

Sábados: das 8 às 12h.

Exames realizados:

  • COLONOSCOPIA
  • ENDOSCOPIA
  • RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
  • RETOSSIGMOIDOSCOPIA RÍGIDA
  • DILATAÇÃO INSTRUMENTAL DO ESÔFAGO, ESTÔMAGO OU DUODENO
  • GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA
  • HEMOSTASIA DE ESTÔMAGO, ESÔFAGO OU DUODENO
  • HEMOSTASIA DE CÓLON
  • COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETROGRADA ENDOSCÓPICA
  • PASSAGEM DE SONDA NASO ENTERAL
  • POLIPECTOMIA DE CÓLON
  • POLIPECTOMIA DE ESÔFAGO, ESTÔMAGO OU DUODENO
  • RETIRADA DE CORPO ESTRANHO DE CÓLON
  • RETIRADA DE CORPO ESTRANHO DE ESTÔMAGO, ESÔFAGO OU DUODENO
  • ESCLEROSE DE VARIZES DE ESÔFAGO, ESTÔMAGO OU DUODENO
  • LIGADURA ELÁSTICA DO ESÔFAGO, ESTÔMAGO OU DUODENO
  • DESCONPRESSÃO COÔNICA POR COLONOSCOPIA
  • INJEÇÃO DE SUBSTÂNCIA MEDICAMENTOSA POR EDA
  • PAPILOTOMIA ENDOSCÓPICA
  • COLOCAÇÃO DE BALÃO INTRAGÁSTRICO
  • GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA
  • PLASMA DE ARGONIO PARA TRATAMENTO DE OBESIDADE

Um centro totalmente voltado a diagnósticos por imagem.

No Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Marcelino Champagnat, você tem à disposição toda a segurança e excelência em atendimento para que o seu exame seja realizado de forma humanizada e com a mais alta qualidade técnica. Além disso, os equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais altamente qualificados garantem diagnósticos com agilidade e precisão.

Centro de Diagnóstico por Imagem Hospital Marcelino Champagnat

Diretor Técnico:

Dr. Fabio Lucio Stalhschmidt

CRM 19420

Exames realizados:

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto, possui a forma de um grande cubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O aparelho emite ondas de rádio semelhantes as ondas de rádio FM, porém no caso da Ressonância Magnética, o paciente ouve essas ondas como um ruído durante o exame.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. Ela utiliza um aparelho de raio X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um computador. 

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método de exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência, os quais após atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos fornecendo imagens instantâneas durante o procedimento. O exame permite avaliar órgãos e estruturas internas do corpo humano como coração, rins, fígado, vesícula biliar, ovários, útero e, entre outros, podemos examinar também os olhos.

Mamografia Digitalizada

A mamografia é o exame das mamas, realizado com baixa dose de raios x. É utilizado de forma preventiva para o câncer de mama e, ainda, como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.

Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e tratamento do câncer mamário são muito significativos, sendo muito maiores do que o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem quando a mama é comprimida durante o exame. Por ser o principal exame de rastreamento do câncer de mama, é recomendado anualmente ou a cada dois anos, sob orientação médica, para mulheres com idade superior a 40 anos.

Raio X Digital

A radiografia digital é uma forma de imagem de raios X, em que os sensores de raios X digitais são usados ​​em vez do filme fotográfico tradicional. As vantagens incluem a eficiência do tempo através do processamento químico e da capacidade de transferir digitalmente e melhorar as imagens, com conversão de dados digitais em tempo real, maior resolução com menor dose de radiação e imagens panorâmicas ortostáticas da coluna total e dos membros inferiores.

Elastografia

A Elastografia é uma técnica não invasiva, indolor, reprodutível e segura, que mapeia as propriedades elásticas e a rigidez dos tecidos moles. A ideia principal é que tanto o tecido duro ou mole fornecem informações diagnósticas sobre a presença ou o status da doença. Possui excelente correlação com a biópsia do fígado. Um procedimento que tem sido entusiasticamente aceito pelos pacientes. Países como Canadá, Espanha e França, reduziram em até 60% a necessidade de biópsias do fígado, após incorporarem esta técnica, sendo ela muito bem aceita entre os pacientes.

Agendamentos

Telefone: (41) 3596-4570

Horários de Atendimento

Atendimento Presencial: Segunda a sexta-feira: 8h às 22h | Sábados: 8h às 17h.

Retirada de Exames: Segunda a sexta-feira: 8h às 18h | Sábados: 8h às 12h.

Agende seu exame on-line.

Para resultados de exames, clique aqui

Laboratório de Análises Clínicas: mais um ambiente de excelência no Hospital Marcelino Champagnat.

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Marcelino Champagnat disponibiliza aos pacientes agilidade e alta eficiência na realização de exames, atuando de forma integrada com outras áreas do hospital. Atende a um amplo número de convênios e planos de saúde, mas caso tenha dúvidas específicas sobre guias e outros detalhes, entre em contato diretamente com a sua operadora.

Para agendar seus exames laboratoriais ou obter mais informações, ligue para (41) 3087-7744.