Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Hospital Marcelino apresenta centro cirúrgico à comunidade científica em cirurgia ao vivo  

Procedimento conduzido pelo doutor Alcides Branco Filho foi apresentado simultaneamente em congresso em Florianópolis.

Procedimento conduzido pelo doutor Alcides Branco Filho foi apresentado simultaneamente em congresso em Florianópolis. Foto: Ceres Battistelli

Uma cirurgia bariátrica feita no Hospital Marcelino Champagnat (HMC), em Curitiba (PR), foi transmitida ao vivo, na manhã desta sexta-feira (6), para os mais de 1,5 mil participantes do 18º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Florianópolis (SC). Esta foi a primeira vez que o hospital curitibano abriu seu centro cirúrgico à comunidade científica e apresentou – em uso – a moderna tecnologia da qual dispõe.

O procedimento cirúrgico foi conduzido pelo cirurgião do aparelho digestivo Alcides José Branco Filho e teve duração de duas horas na programação do congresso. O procedimento foi acompanhado simultaneamente por profissionais de pelo menos 13 nacionalidades que atuam na área da obesidade, como cirurgiões, nutricionistas, nutrólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos e psicólogos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, entre 2008 e 2016, o número de cirurgias bariátricas cresceu 136% no Brasil. Nesse cenário, um centro cirúrgico equipado com tecnologias de última geração traz mais segurança para o paciente e garante o suporte necessário para a equipe médica multidisciplinar. Em casos de cirurgia bariátrica, com pacientes que requerem maior atenção devido ao peso, isso torna-se um diferencial.

O HMC conta com equipamentos de alta performance que avaliam o nível de consciência do paciente a partir de registro das ondas cerebrais, evitando desconforto durante o período anestésico. “Outro aparelho oferece controle preciso da temperatura do paciente durante todo o procedimento, muito importante para melhorar a recuperação pós-operatória e evitar infecções. Além disso, também temos tecnologias que oferecem mais segurança na intubação e possibilitam melhor manejo para garantir a respiração adequada desses pacientes enquanto estão inconscientes”, explica a gerente médica do hospital, Anna Flávia Ribeiro dos Santos, ressaltando que a participação do HMC no congresso estreita ainda mais a relação da instituição com a pesquisa e a academia.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600