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Hospital Marcelino

Hospital Marcelino Champagnat lança campanha interna para reforçar os padrões internacionais de segurança do paciente

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O Hospital Marcelino Champagnat (HMC) adota ações e procedimentos com o objetivo de garantir um ambiente seguro e serviços de qualidade para seus pacientes e visitantes, de acordo com padrões internacionais de qualidade. Essas iniciativas têm como objetivo o reconhecimento do Hospital como referência no Estado do Paraná na prestação de serviços, diagnósticos e no tratamento clínico e cirúrgico de média e alta complexidade.

Para abordar o assunto de forma diferente, o Hospital inovou ao criar seis personagens superpoderosas, representando cada uma das seis metas internacionais, que tiveram seus nomes e missões sugeridas pelos próprios colaboradores do HMC.

De acordo com a gerente de Qualidade do Hospital, Bianca Piasecki, o envolvimento dos colaboradores é de extrema relevância, tanto no processo de criação da campanha como na adoção de ações que contribuam para o atingimento das metas. “Ao abordarmos o tema de uma maneira mais lúdica, a identificação com o assunto se torna mais fácil e por completo. Sabemos que esse envolvimento é essencial para garantirmos um serviço de qualidade e a segurança de todos os pacientes e visitantes do Hospital”.

 

Conheça as Metas Superpoderosas:

  • Identificação Correta 

Super Idy: Verifique e confirme. Checando duas informações para cada paciente eu garanto sua identificação.

  • Comunicação Efetiva

Super Clear: Comunicar com clareza é a minha missão. Para exames críticos e transição de cuidados, eu garanto a segurança da informação.

  • Medicamentos de Alta Vigilância

Super Medy: Atenção aos perigos das medicações. Com o poder da minha vigilância podemos prevenir erros nas administrações.

  • Cirurgia Segura

Super Checky: Checar sempre é o que eu faço. Assim eu garanto a Cirurgia Segura em qualquer passo.

  • Reduzir Infecções

Super Clean: O meu poder está em suas mãos. Use o Álcool Gel e reduza os riscos de infecção.

  • Reduzir Quedas

Super Green: Verde é a minha cor favorita. Se no braço do paciente você me inserir, o risco de queda eu vou reduzir.

Desde 2013, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornaram obrigatória a implementação, nas redes públicas e privadas de Saúde, das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As Metas devem ser conhecidas e aplicadas por todos os integrantes da comunidade hospitalar.

São elas:

Meta 1 | Identificação: A identificação correta do paciente é fundamental para a realização de exames, procedimentos e tratamentos sem erros.

Meta 2 | Comunicação: A comunicação entre os profissionais de saúde deve ser aprimorada continuamente, para que as informações sejam repassadas de forma precisa, completa e sem ambiguidade, seja de forma eletrônica, verbal ou escrita.

Meta 3 | Medicação: Quando se trata de administrar medicamentos de alta vigilância, potencialmente perigosos e que oferecem riscos ao paciente, é preciso ter muita atenção. Algumas soluções de remédios são altamente concentradas e necessitam de diluição correta antes da aplicação na veia.

Meta 4 | Checagem pré-cirúrgica: Antes do início de qualquer cirurgia é preciso checar se aquele é o paciente certo, confirmar qual será o procedimento realizado e identificar em qual parte do corpo será realizada a intervenção.

Meta 5 | Infecções: Higienizar as mãos com frequência e de forma adequada pode evitar inúmeras infecções. Esta recomendação é para todos que transitam dentro do hospital mas, principalmente, para as pessoas que têm contato com os pacientes.

Meta 6 | Quedas: Alguns pacientes internados necessitam de observação e cuidados especiais porque podem sofrer quedas dentro do hospital. Para prevenir lesões causadas por quedas, é preciso realizar uma avaliação completa e periódica dos pacientes, verificar as instalações físicas e os fatores que predispõem à queda.

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