Logo HMC
Bem estar

Hospital Marcelino Champagnat leva informação sobre o AVC para escola

Alunos do Colégio Marista Santa Maria receberam informações diretamente dos médicos

No dia 29 de outubro de 2018, no Dia Mundial do AVC, médicos e médicas do Hospital Marcelino Champagnat foram até às salas de aula do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, para auxiliar os jovens sobre o Acidente Vascular Cerebral. A ação de conscientização mostrou como identificar a doença e as medidas necessárias para realizar um rápido atendimento.         

Segundo a neurologista do Hospital Marcelino Champagnat, Lívia Rodrigues Figueiredo, o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. “Precisamos orientar os jovens, pois muitos deles convivem com seus avós, sendo a faixa etária que apresenta maior risco de AVC”, explica.

Fazer uma lista das medicações em uso, não tomar nenhum remédio sem orientação médica e evitar refeições pesadas, são algumas das orientações nos casos em que os jovens presenciarem um familiar com AVC. Vale lembrar que essa doença é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, sendo que a prevenção pode evitar 90% dos casos. A iniciativa também apresentou dicas para prevenir o AVC, assim, os alunos também podem repassar as informações e alertar os pais.