Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Hospital Marcelino Champagnat realiza primeira cirurgia de Artroplastia Total do Tornozelo em um portador de hemofilia

O ortopedista Luciano da Rocha Loures Pacheco foi o responsável pelo primeiro procedimento na instituição

O ortopedista Luciano Pacheco foi o responsável pela realização da primeira cirurgia de Artroplastia Total do Tornozelo (ATT) em um portador de hemofilia, no Hospital Marcelino Champagnat. O procedimento foi realizado em fevereiro, em um paciente de 32 anos, que veio de Salvador-BA especialmente para realizar o tratamento em Curitiba.

A hemofilia, doença hereditária caracterizada pela deficiência dos fatores de coagulação VIII ou IX na cascata de coagulação do sangue, apresenta muitos problemas musculoesqueléticos, principalmente nas articulações dos joelhos, cotovelos e tornozelos. O sangramento contínuo leva a uma destruição precoce destas articulações, ocasionando muita dor, diminuição da mobilidade articular e alteração na marcha, muitos pacientes apresentam mais de uma articulação comprometida.
Segundo Luciano “a cirurgia de ATT é um procedimento relativamente novo, mas, nos últimos quatro anos tem sido realizada em pacientes hemofílicos com alguma frequência em países como a França, Alemanha e USA, com resultados a curto prazo bem animadores”. A outra opção de tratamento para a artropatia hemofílica dos tornozelos é a artrodese (fixação da articulação) porém, o tratamento pode trazer consequências como a perda da mobilidade articular, que sobrecarregaria outras articulações.

Para o especialista, a ATT, é uma cirurgia realizada para retirar a dor e restaurar a mobilidade articular. A prótese de tornozelo é constituída de três componentes, dois metálicos, um na tíbia e outro no tálus, e um terceiro de polietileno que articula entre eles.
“O tempo de internamento é maior, em média de sete a dez dias, pois esses pacientes necessitam de um rigoroso controle do sangramento com reposição diária dos fatores de coagulação, a cirurgia em pacientes hemofílicos necessitam de acompanhamento de uma equipe multiprofissional, além da equipe ortopédica, enfermagem, fisioterápica e hematológica”.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600