Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Médico do Hospital Marcelino é eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica

_64A5012

O médico e cirurgião do aparelho digestivo atuante no Hospital Marcelino Champagnat, João Caetano Marchesini, foi eleito, no último dia 18 de julho, em São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) para o biênio 2017-2018.

Entre os desafios da nova diretoria estão reorganização da estrutura da entidade. A proposta da nova diretoria prevê a criação de três novos departamentos: técnico-científico, departamento médico e departamento societário. Cada um dos departamentos contará com Comissões específicas.

O departamento técnico-científico, por exemplo, terá comissões nas áreas de certificação, congressos e cursos, comissão científica, endoscopia bariátrica e robótica. Já o departamento médico terá comissões de ética e para dar suporte às clínicas e ao cirurgião. Já o departamento societário abordará temas como as relações da Sociedade com entidades nacionais e internacionais, entre elas, o Serviço Único de Saúde (SUS).

“Queremos aproximar a sociedade do cirurgião e, com planejamento, ampliar a participação da SBCBM nas sociedades internacionais, centros de tecnologias e de pesquisa”, resume o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Caetano Marchesini.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas. Apenas no ano de 2015, cerca de 93,5 mil pessoas fizeram a cirurgia para redução de estômago no país, número que representa um crescimento de 6,25% se comparados ao mesmo período de 2014, quando 88 mil pessoas haviam passado pelo procedimento.

Referência em Cirurgia Bariátrica - Escolhido para a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para os próximos dois anos, Caetano Marchesini, é médico e cirurgião do aparelho digestivo, formado e pós graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de pesquisa e atualmente é considerado um dos mais renomados especialistas do mundo no tratamento da obesidade. Caetano Marchesini possui estudos publicados em revistas internacionais e capítulos escritos em livros. Além disso, coordena um dos principais cursos para formação de novos cirurgiões bariátricos do Brasil e da América Latina.   Marchesini contribuiu com a formulação de Projetos de Lei para o combate à obesidade no Paraná e no Brasil e, atualmente, continua atuando com equipe de pesquisas para reduzir a obesidade entre jovens e crianças.

Mapa do Site
Av. Pres. Affonso Camargo, 1399 - Cristo Rei, Curitiba - PR
(+55 41) 3087-7600