Logo HMC
Conscientização

Novembro Azul alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Novembro chegou e o alerta para o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata também. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia esse é o tipo de câncer mais comum no homem, excluindo-se o câncer de pele. Para o urologista do Hospital Marcelino Champagnat, Bruno Pimpão, se descoberta na fase inicial, a doença tem 90% de chances de cura.

“Os exames para o rastreamento do câncer de próstata são indicados para homens a partir dos 50 anos, mas é fundamental a análise de forma individual. Dessa forma, os homens de todas as idades são beneficiados com o exame urológico de rotina. Não só devido ao câncer, mas por outros problemas urológicos”, explica o médico.

Além do apelo para o câncer de próstata, vale ressaltar a importância de cuidar da saúde do homem de forma geral. Exemplo é a existência de tumores em testículos em jovens a partir dos 15 anos, sendo curável na maioria dos casos.

Dr. Pimpão lembra em manter uma vida saudável para diminuir a incidência de um futuro câncer de próstata, como a prática de atividade física regular e cuidado com a alimentação. “Manter atividades saudáveis fortalece o sistema imunológico, previne a obesidade, reduz o estresse e modula os níveis hormonais”.