Resultado de exames laboratoriais

Hospital Marcelino

Pacientes e Visitantes
Orientações para Pacientes

ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES

Nesta página você encontra várias orientações e recomendações para o uso dos ambientes, serviços e vantagens que o HMC oferece.

USO DOS ELEVADORES

  • Os elevadores de visitantes são de uso geral e estão destinados a todos que se encontram no hospital. Estes elevadores não acessam o subsolo.
  • Os elevadores de carga limpa e de pacientes são usados exclusivamente no transporte de pacientes de maca e em cadeiras de rodas e de funcionários com medicação, carrinho de enxoval limpo e carrinho de alimentos. Os elevadores acessam todos os andares do hospital e seu acionamento se dá por meio de chave.
  • O elevador de carga suja é usado exclusivamente por funcionários para transporte de materiais e acessa todos os andares do hospital.

SERVIÇO CHECK-UP EXECUTIVO 

  • O Check-up Executivo é realizado em um único dia dentro do Hospital Marcelino Champagnat, por profissionais especialista altamente qualificados. Isso assegura privacidade e uma dedicação exclusiva e personalizada ao paciente.

Para saber mais sobre essas duas vantagens ou entre em contato com o HMC pelo telefone (41) 3087-7717 / (41) 9169-9349, e-mail comercial@hospitalmarcelino.com.br ou Clique aqui.

INTERNAÇÕES

Pacientes e familiares de pacientes que serão internados devem ficar atentos ao passo-a-passo abaixo:

  1. As internações são feitas pela Recepção de Internação e devem ser formalizadas por meio da solicitação de um médico habilitado e credenciado no hospital;
  2. Toda internação, seja ela cirúrgica ou clínica, é realizada em caráter eletivo e de urgência/emergência;
  3. Para que a internação seja efetivada, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos originais: Carteira de Identidade, CPF, Carteira do Plano de Saúde e Guia de Internação Autorizada;
  4. Pessoas menores de 18 anos ou incapacitadas por qualquer razão física ou legal precisam estar acompanhadas de um responsável pela internação;
  5. Toda internação terá um termo de responsabilidade assinado pelo paciente ou pelo seu responsável.

Benefícios do HMC durante a internação

Proporcionar um ambiente saudável e revitalizador aos seus pacientes é uma das preocupações primordiais do HMC. Durante a internação, são oferecidos benefícios como:

  • Concierge: auxilia no deslocamento dos pacientes pelas dependências do hospital.
  • Suítes de internação: com moderna arquitetura e comodidades como frigobar, TV a cabo e internet sem fio.
  • Serviço de hotelaria: traz uma inovadora gastronomia hospitalar, que alia cuidados nutricionais a uma culinária de alto padrão, além de um restaurante franco-italiano e uma central de serviços 24 horas, que incluem limpeza, segurança, lavanderia, cartório, táxis, dentre outras facilidades.

CONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA 

Para que o Hospital Marcelino Champagnat dê início ou continuidade ao seu tratamento, precisamos ter conhecimento, ainda na consulta pré-anestésica, de todos os medicamentos que estejam sendo usados na sua casa, e como estão sendo usados.

Utilize a tabela de exemplo abaixo para preencher essas informações:

Nome do medicamento  Apresentação comercial Dose Via Frequência Horário de Última dose Tempo de uso
Captopril ® comprimido 50mg 25mg oral 1 vez ao dia 22h janeiro de 2014

IMPORTANTE:

Não faça uso dos seus medicamentos no hospital sem o devido acompanhamento médico. Para evitar a duplicidade de ingestão e o uso excessivo ou inadequado, eles devem estar prescritos pelo médico.

 TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO 

O objetivo deste documento é atestar que o(a) paciente concorda com o procedimento cirúrgico que será realizado e que está ciente dos riscos e benefícios desse procedimento.

IMPORTANTE:

É necessário que o Termo de Consentimento Informado esteja devidamente preenchido e assinado pelo médico e pelo paciente ou responsável. Lembre-se de solicitá-lo ao seu médico, pois o internamento só poderá ser concluído com a presença deste documento.

CONVÊNIOS E PLANOS DE SAÚDE (+)

O Hospital Marcelino Champagnat possui atende uma ampla variedade de convênios e planos de saúde. Se quiser saber o tipo de cobertura que seu plano oferece no HMC, entre em contato com sua operadora de saúde.

Clique aqui para ver a lista de operadoras credenciadas ao HMC.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Conheça abaixo os horários de atendimento para o tipo de serviço que você precisa:

  • Pronto atendimento

24 horas

  • Central de Diagnóstico

Segunda a sexta-feira: das8h às 20h

Sábado: das 8h às 12h

  • Central de Agendamento de Consultas (consultórios) 

Segunda a sexta: das 7h às 19h

  • Horários de visita das Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

As UTIs do HMC recebem visitantes em três horários:

Das 12h às 12h30, das 17 às 17h30 e das 19h30 às 20h.

  • Horário de visita da Enfermaria

Das 16h às 20h

  • Horário de visita dos apartamentos

Das 9h às 21h

  • Central de Serviços

24 horas

  • Ouvidoria

Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h

  • Restaurante Giardino

Das 8h às 20h

  • Cafeteria Trivento

24 horas

DIREITOS DO(A) PACIENTE(+)

Como paciente do Hospital Marcelino Champagnat, seus direitos estão assegurados. Conheça-os:

1 – Ser informado sobre todos os direitos as normas e regulamentos do hospital e como se comunicar com os responsáveis para obter informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações.

2 – Receber atendimento digno, seguro, atencioso e respeitoso, com privacidade por parte de todos os profissionais do hospital, sem distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.

3- Ser identificado pelo nome completo, conforme registro de nascimento. Não ser tratado por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.

4- Identificar o profissional responsável direto ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachá funcional, que deverá ser mantido em local de fácil visualização, como parte integrante do uniforme de cada categoria profissional.

5- Receber segurança contra qualquer tipo de agressão, bem como garantia de privacidade quando solicitado.

6- Receber informações claras, simples e compreensíveis em relação ao seu tratamento.

7- Consentir ou recusar, paciente ou acompanhante de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento.

8- Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.

9- Receber orientações na alta, dos procedimentos e cuidados a serem realizados na continuidade do tratamento em domicilio, bem como, receitas digitadas ou escritas com caligrafia legível, onde conste nome, assinatura e carimbo do profissional que as emitir, com o número do registro do respectivo conselho.

10- Ter resguardada a confidencialidade de informações a seu respeito, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos aos terceiros ou à saúde pública.
11- Receber visitas em horários que não comprometam as atividades dos profissionais aos pacientes internados, de acordo com as normas e regulamentos do hospital.

12- Ser avaliado e gerenciado quanto a sua dor conforme protocolo de avaliação e tratamento da dor.

13- Consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas situações os honorários da segunda opinião serão responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser cadastrado no Hospital, garantindo a qualidade e segurança.

RESPONSABILIDADES DO(A) PACIENTE

Como paciente do Hospital Marcelino Champagnat, você precisa seguir alguns procedimentos para o benefício da sua saúde. Saiba quais são:

1- Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

2 – Informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

3 – Demonstrar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à sua saúde, à prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e à promoção de sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.

4 – Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

5 – Indicar o responsável financeiro pelo seu tratamento hospitalar, informando ao hospital quaisquer mudanças nesta indicação.

6 – Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do hospital descritos no Manual do Paciente e Acompanhante.

7 – Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços do hospital.

8 – Zelar, e solicitar que os seus visitantes e acompanhantes também o façam, pelas propriedades do hospital colocadas à sua disposição para o seu conforto e tratamento.

9 – Participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem possa fazê-lo.

10 – Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências do hospital, extensivo aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.

Legislações aplicáveis ao exercício da saúde, encontram-se disponíveis no Núcleo de Hospitalidade, localizado no térreo.

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