Todo paciente do Hospital Marcelino Champagnat, tem seus direitos assegurados.
Conheça aqui cada um deles.
1 – Ser informado sobre todos os direitos as normas e regulamentos do hospital e como se comunicar com os responsáveis para obter
informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações.
2 – Receber atendimento digno, seguro, atencioso e respeitoso, com privacidade por parte de todos os profissionais do hospital, sem
distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
3- Ser identificado pelo nome completo, conforme registro de nascimento. Não ser tratado por números, códigos ou de modo genérico,
desrespeitoso ou preconceituoso.
4- Identificar o profissional responsável direto ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachá funcional, que deverá ser
mantido em local de fácil visualização, como parte integrante do uniforme de cada categoria profissional.
5- Receber segurança contra qualquer tipo de agressão, bem como garantia de privacidade quando solicitado.
6- Receber informações claras, simples e compreensíveis em relação ao seu tratamento.
7- Consentir ou recusar, paciente ou acompanhante de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação,
procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento.
8- Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.
9- Receber orientações na alta, dos procedimentos e cuidados a serem realizados na continuidade do tratamento em domicilio, bem
como, receitas digitadas ou escritas com caligrafia legível, onde conste nome, assinatura e carimbo do profissional que as emitir, com o
número do
registro do respectivo conselho.
10- Ter resguardada a confidencialidade de informações a seu respeito, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não
acarrete riscos aos terceiros ou à saúde pública.
11- Receber visitas em horários que não comprometam as atividades dos profissionais aos pacientes internados, de acordo com as
normas e regulamentos do hospital.
12- Ser avaliado e gerenciado quanto a sua dor conforme protocolo de avaliação e tratamento da dor.
13- Consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas
situações os honorários da segunda opinião serão responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser cadastrado no Hospital,
garantindo a qualidade e segurança.