Logo HMC
Espera PA Clínica:
Espera PA Ortopédico:

CEPI: CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO

Moderno e completo, com áreas que são referência nacional.

O Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação – CEPI foi criado para prestar assistência por meio da produção de conhecimento. Além de promover e desenvolver pesquisas científicas, realiza cursos de extensão e inovações nas áreas de saúde do Hospital Marcelino Champagnat e do Hospital Cajuru.

O objetivo principal é proporcionar conhecimentos à comunidade médica e científica, com base em princípios éticos elevados, sempre em busca da obtenção de melhores práticas clínicas. O resultado é a conquista de inovadoras formas de atender, tratar e recuperar pacientes.

Colaboradores dos Hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru, alunos de graduação e pós-graduação da área da saúde, além de profissionais interessados em oferecer ou obter capacitação, pacientes e familiares. 

O Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação – CEPI faz parte do Grupo Marista e oferece suporte aos pesquisadores para a realização de estudos tecnológicos e epidemiológicos. Para isso, conta com todo o apoio do Comitê de Ética na aprovação dos Projetos de Pesquisa. O CEPI é responsável, ainda, pela proteção dos sujeitos em pesquisas que envolvem seres humanos conduzidas nas dependências dos hospitais. Assim, os projetos de pesquisa seguem todas as normativas nacionais e internacionais de condução de pesquisas clínicas e boas práticas clínicas.

No mundo todo, pesquisas clínicas são realizadas em busca de avanços na medicina e em outras áreas da saúde. E quem participa dessas pesquisas são voluntários, geralmente em tratamento no hospital. Ao participar de uma pesquisa, o voluntário pode contribuir com avanços em várias áreas da saúde.

Os termos “pesquisa clínica”, “estudo clínico” ou “ensaio clínico” são utilizados para nomear os processos de investigação científica realizados em seres humanos com o objetivo de desenvolver medicamentos, dispositivos e procedimentos na área da saúde.

No Hospital Marcelino Champagnat, toda pesquisa realizada pelo CEPI segue normas nacionais e internacionais rigorosas do ponto de vista ético. Assim, a segurança do paciente, a confidencialidade das informações e a voluntariedade estão garantidas.

Sem a participação de voluntários, nenhuma pesquisa científica pode ser realizada. Há duas formas de participar de um ensaio clínico: como um voluntário saudável ou como um voluntário com algum problema de saúde. Nos dois casos, a participação é muito importante, pois contribui na definição dos valores normais dos exames e eficácia de drogas ou dispositivos em fases de testes, utilizados para os estudos.

Por isso, além do próprio Comitê Científico do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação – CEPI do Grupo Marista, no Brasil todas as pesquisas clínicas têm a supervisão do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), um órgão do Ministério da Saúde. A Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, é a legislação brasileira de maior impacto na condução de estudos clínicos, entre dezenas de outras com o mesmo objetivo.

O Comitê Científico do Grupo Marista é composto por: um Coordenador do Comitê, representante(s) da Escola de Medicina da
PUCPR (acadêmicos de cursos da área de saúde), representante(s) do EPICENTER, representante(s) do Hospital Marcelino Champagnat e representante(s) do Hospital Universitário Cajuru, incluindo residentes da área de Medicina.

COMO FAZER UMA PESQUISA


Moderno e completo, com áreas que
são referência nacional.

 

Cada pesquisa realizada pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação – CEPI tem um termo diferente, que explica os detalhes do processo. Os modelos de documentos contém todas as informações necessárias. É muito importante ressaltar que, sem o conhecimento prévio e a assinatura do paciente, nenhum procedimento ligado a qualquer estudo pode ser iniciado. Essa é mais uma maneira de garantir a segurança dos sujeitos.

Conhecer todos os procedimentos da pesquisa clínica previamente é um direito do paciente, saudável ou com algum problema de saúde ligado ao estudo. Além disso, sua identidade deve ser resguardada, e ele deve ter acesso aos resultados do ensaio. Em caso de complicações, previstas ou não, o tratamento e os custos serão de total responsabilidade da pesquisa.

Todo projeto de pesquisa conduzido nos Hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru deverão ser submetidos à avaliação do Comitê Científico, além de ser entregue por meio de uma cópia física ou eletrônica para a Secretária do CEPI.

Para a avaliação do comitê, o projeto deverá conter os seguintes itens:

  • Título do projeto
  • Nome do(s) Pesquisador(es)
  • Introdução
  • Objetivo(s)
  • Tipo de estudo: quantitativo ou qualitativo
  • Desenho do estudo
  • Origem da População de Estudo
  • Critérios de Inclusão
  • Critérios de Exclusão
  • Instrumentos de Coleta de Dados
  • Número de sujeitos a serem incluídos
  • Cálculo de Tamanho de Amostra (se aplicável)
  • Proposta de Análise Estatística
  • TCLE
  • TCUD
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Referências Bibliográficas
ENTRE EM CONTATO

Stephanie Schmitz | Secretária Executiva
stephanie.schmitz@hospitalmarcelino.com.br

Telefone: (41) 3087-7929

Dra Cristina Baena | Coordenadora

cristina.baena@pucpr.br

      

PROJETOS DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES

Nosso blog sobre saude e bem estar

VER MAIS DO BLOG

AGENDA E EVENTOS

O Hospital Marcelino Champagnat realiza frequentemente cursos e palestras voltados à capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da área de saúde.