Logo HMC
Notícias

Entenda os riscos do estresse para a sua saúde

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando uma pessoa passa por situações de ameaça ou perigo. Por isso, não é uma condição exclusivamente ruim, mas, quando persiste por muito tempo, torna-se um problema crônico que provoca alterações físicas e emocionais consideráveis.

Apesar de ser uma ação biológica comum e até necessária para a adaptação do corpo humano a situações diferentes, o estresse constante pode prejudicar o organismo a longo prazo, causando irritabilidade, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, ansiedade e depressão, que podem levar a casos mais graves como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns estudos sugerem até uma maior suscetibilidade ao câncer.

O estresse manifesta-se aos poucos, por isso é preciso tomar cuidado para identificar os sinais o mais cedo possível.

Ao passar por uma situação estressante, a pessoa pode perceber o coração acelerar, o corpo suar, sentir dor no estômago, cansaço e tensão muscular. No entanto, após a situação se resolver, os níveis hormonais voltam ao normal e os sintomas desaparecem.

Em casos de estresse excessivo, alguns sintomas são:

  • Dores musculares;
  • Insônia ou sono irregular;
  • Falta de interesse pelas coisas;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores de cabeça;
  • Irritação constante;
  • Alterações no apetite;
  • Queda de cabelo;
  • Mudanças de humor;
  • Abuso de álcool, cigarros ou outras drogas.

Essa condição pode ser desencadeada por problemas no trabalho, desentendimento no trânsito, brigas com a família, preocupação com a saúde e até mesmo com o isolamento social devido à pandemia de coronavírus. 

Com o isolamento, é preciso mudar a rotina, criar novos hábitos, lidar com as várias restrições na vida social e até mesmo enfrentar prejuízos financeiros. Por isso, o momento atual e as incertezas causadas por ele podem causar ou intensificar problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Os profissionais de saúde estão trabalhando em um ambiente altamente estressante e podem ser mais vulneráveis a essas condições. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm medo de se contaminar e podem ficar em um estado de alerta constante, assim como pessoas com problemas psicológicos que precisaram mudar ou interromper o tratamento.

Nesses casos, é ainda mais importante cuidar da saúde e, se necessário, buscar apoio da família, amigos ou procurar ajuda médica.

Principais doenças causadas pelo estresse

O estresse pode ser causado por diversas condições mas, principalmente, pelo acúmulo de fatores profissionais, familiares e sociais que desequilibram o organismo e podem causar diversas doenças, como:

  • Insônia;
  • Hipertensão;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Transtornos digestivos;
  • Baixa imunidade;
  • Problemas no coração;
  • Doenças de pele.

Para combater o estresse, é importante manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente para melhorar as funções respiratórias e cardiovasculares. Além da liberação de hormônios causada pela atividade, consumir frutas e verduras ajuda a repor os nutrientes que são perdidos em situações estressantes.

Dormir ao menos oito horas por noite também é importante para descansar o corpo e a mente, assim como evitar o excesso de trabalho e atividades durante o dia. Em casos de sintomas mais graves ou prolongados, consultar um médico é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação de um tratamento.

A importância do check-up médico para combater o estresse

O estresse é um problema comum para a maioria das pessoas, mas pode trazer riscos para a saúde a longo prazo. O acompanhamento desta e outras condições é fundamental para prevenir o surgimento ou o agravamento de doenças que podem colocar a vida do paciente em risco. Assim, o check-up médico periódico é importante para controlar os sintomas do estresse e identificar outras doenças. 

O Hospital Marcelino Champagnat oferece o serviço de check-up completo, em que o paciente realiza consultas médicas com especialistas, exames laboratoriais e de imagem em um único dia, no mesmo local. 

O atendimento de alto padrão é totalmente personalizado e leva em consideração a faixa etária, sexo, hábitos de vida e fatores individuais, familiares, ambientais e profissionais de cada um, com agilidade e privacidade.

Além disso, desde o início da pandemia de coronavírus, a equipe do hospital está adotando protocolos de segurança e fluxos específicos de isolamento para garantir a segurança de todos os pacientes.

O serviço de check-up é mais uma exclusividade do Hospital Marcelino Champagnat para garantir a saúde completa do paciente. Assim, é possível combater o estresse e prevenir inúmeras doenças. Para saber mais sobre a atuação do hospital e a importância da medicina preventiva, acompanhe o site e nossas redes sociais.