Logo HMC
Espera PA Clínica:
Espera PA Ortopédico:
Pesquisa

Estudo sobre Doença Hepática e Hiperuricemia é apresentado nos Estados Unidos

Pesquisa entre PUCPR e Hospital Marcelino Champagnat possibilita o diagnóstico precoce de doenças silenciosas

 

No início de março foi apresentado durante o Congresso EPI LIFESTYLE 2019 Scientific Sessions, no Texas, Estados Unidos, um estudo inicial sobre a associação entre doença hepática e ácido úrico em pessoas aparentemente saudáveis. O trabalho da Drª Grasiele de Lourdes Martins, aluna de mestrado da PUCPR e médica endocrinologista do Hospital Marcelino Champagnat, pode ajudar muitas pessoas portadoras das duas doenças.

O estudo possibilita o diagnóstico precoce da doença hepática e da hiperuricemia (ácido úrico elevado), doenças que se tratadas de forma adequada podem impedir a evolução da doença hepática para cirrose e câncer de fígado. “Essas doenças não apresentam sintomas na maioria dos casos, mesmo em fases mais avançadas, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento adequado do paciente”, explica Martins.

O congresso é um evento da American Heart Association com o objetivo de discutir estudos e ações sobre a epidemiologia e a prevenção de doenças como coronariopatias, diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e demência. “A conferência é projetada para beneficiar pesquisadores, bem como profissionais de saúde pública e clínicos”, reforça Baena.

Os envolvidos no estudo são: Dra Grasiele de Lourdes Martins (Aluna de Mestrado PUCPR e Médica Endocrinologista do Hospital Marcelino Champagnat), Professora Doutora Cristina Pellegrino Baena (Coordenadora do CEPI – Centro de Estudo, Pesquisa e Inovação do Hospital Marcelino Champagnat e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúda da PUCPR) e os Acadêmicos de Medicina PUCPR: Paulo André Bispo Machado Junior, Ariele Barreto Haagsma, Mariana Fanini Leite, Clara Inacio de Paiva, Daniele Ricci Goss, Camila Cardoso Simao, Andre Mondin Nogueira, Camila Cavalli, Guilherme Reikdal Kallaur.