Logo HMC
Notícias

Hospital Marcelino Champagnat é reconhecido pela segunda vez com acreditação internacional

Hospital é o único do Paraná acreditado pela Joint Commission International (JCI)

 

Com apenas oito anos de atividade, o Hospital Marcelino Champagnat começou o ano de 2020 com resultados reconhecidos internacionalmente e projetos de expansão. No final de janeiro, recebeu a renovação da mais importante acreditação internacional concedida a hospitais sobre segurança do paciente. Trata-se da acreditação da Joint Commission International (JCI). Esta é a segunda vez que o Hospital recebe o selo dourado, que tem validade de três anos (a primeira foi em 2016). É o único hospital do Paraná e um dos únicos do Brasil com a acreditação.

A eficiência do hospital na segurança do paciente e no atendimento oferecido, em especial em procedimentos de média e alta complexidade, que resultaram na reacreditação, faz parte de suas metas de excelência. Isso inclui seu plano de expansão, com início já em 2020, que contará com incremento no número de leitos e salas cirúrgicas. As obras de ampliação terão duração de aproximadamente trinta meses.

Segurança e acreditação internacional

A Joint Commission International (JCI), organização não-governamental líder mundial em certificações de instituições da área de saúde, segue padrões para que sejam atingidos objetivos de segurança do paciente. Essas normas internacionais incluem, entre outros temas: acesso ao cuidado e continuidade de cuidado; anestesia e cuidados cirúrgicos; gerenciamento e uso de medicamentos; educação do paciente e familiares; prevenção e controle de infecções; educação e qualificação dos profissionais; e gerenciamento da informação.

Segundo a gerente de Qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, Bianca Piasecki, prezar pela qualidade do atendimento ao paciente está na história do hospital, desde a sua concepção. “A atenção ao que acontece na área e como os pacientes são impactados dentro do serviço de saúde nos fizeram primar por essa segurança, ou seja, estabelecer protocolos rígidos. Investimos em qualidade e segurança para nos tornarmos mais ágeis e mais seguros”, explica.

A gerente de Qualidade explica que a equipe do Hospital tende a ficar cada vez mais atualizada quando uma acreditação é renovada, como é o caso da JCI, o que melhora o atendimento ao paciente.