Logo HMC
Notícias

Medicina preventiva: o que é e qual sua importância?

O conceito de saúde como apenas ausência de doenças está perdendo espaço para a ideia de que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, a medicina preventiva, que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, está crescendo no Brasil e no mundo.

A abordagem da medicina preventiva leva em consideração todos os aspectos do corpo humano e busca substituir o modelo curativo, com foco na doença, para um modelo de manutenção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, uma das principais ações é a mudança de hábitos nocivos para o corpo e mente.

Começar a praticar atividades físicas, seguir uma dieta balanceada, parar de fumar e realizar exames periodicamente são alguns exemplos de como a prevenção pode trazer benefícios para as pessoas. Além disso, a medicina preventiva pode ser dividida em quatro áreas de atuação:

  • Prevenção primária: é o principal método dessa abordagem da medicina, pois atua para evitar a ocorrência da doença e sua permanência no organismo. Para isso, atua antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
  • Prevenção secundária: abrange métodos de diagnóstico e tratamento de doenças em estágio inicial. O objetivo é impedir a evolução e o agravamento dos danos ao organismo.
  • Prevenção terciária: é voltada a diminuir o impacto negativo da doença, impedindo sua evolução e reduzindo as complicações.
  • Prevenção quaternária: inclui métodos para evitar ou diminuir os efeitos colaterais de intervenções médicas excessivas ou desnecessárias.

Para garantir a efetividade da medicina preventiva, é importante que o médico conheça a fundo o paciente, seu histórico pessoal e familiar, estilo de vida e estado emocional. A partir disso, é possível realizar um diagnóstico e recomendar medidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e prevenir enfermidades.

Assim, as ações de prevenção podem gerar reflexos positivos nas condições de saúde do paciente. Em casos de pessoas com diagnósticos de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, câncer ou problemas cardiovasculares, por exemplo, com os cuidados devidos é possível que o paciente tenha uma vida mais ativa e reduza os impactos negativos da doença no seu dia a dia.

A importância da medicina preventiva

A medicina preventiva é importante para melhorar e manter a qualidade de vida das pessoas, aumentando a disposição e evitando tratamentos mais agressivos no futuro. Ao investir na prevenção, é possível diminuir os gastos com medicamentos, evitar efeitos colaterais de medicações mais fortes, reduzir as chances de doenças decorrentes de complicações e muitos outros benefícios.

Para que a prevenção traga resultados positivos para os pacientes, o diagnóstico precoce é um dos elementos mais importantes. Com a realização de exames de saúde regulares, é possível detectar fatores de risco ainda nas fases iniciais, o que contribui para a redução de danos futuros.

Dessa forma, o médico pode realizar o acompanhamento do paciente e intervir para iniciar o tratamento da doença a tempo de impedir seu desenvolvimento e minimizar os danos. Por isso, é importante que as pessoas entendam a importância de visitas regulares ao médico, mesmo que não apresentem nenhum sintoma. 

As consultas de rotina ajudam a detectar sinais ou sintomas característicos que, dependendo do diagnóstico do médico, podem ser investigados mais a fundo. Com isso também é possível reduzir os gastos do sistema com medicamentos, internações e procedimentos de alta complexidade. 

A medicina preventiva pode incluir especialidades tradicionais de saúde, como cardiologia, ginecologia, urologia, enfermagem, psicologia e nutrição, por exemplo.

Check-up médico no Hospital Marcelino Champagnat

Realizar o check-up periodicamente é uma das maneiras mais efetivas de prevenir doenças ou iniciar o tratamento ainda nos estágios iniciais, o que pode aumentar as chances de cura. No Hospital Marcelino Champagnat, você pode fazer um check-up médico completo em menos de um dia, no mesmo lugar e com um atendimento personalizado.

Além de realizar as consultas médicas com especialistas, é possível fazer exames laboratoriais e de imagem em poucas horas, em um mesmo local. Assim é possível controlar fatores de risco, desenvolver e manter hábitos saudáveis, diagnosticar precocemente doenças graves e outras vantagens.

No Hospital Marcelino Champagnat você tem um atendimento personalizado e profissionais especialistas em medicina preventiva. Para saber mais sobre a atuação e os padrões de qualidade do hospital, acompanhe as notícias do site.