Logo HMC
Inovação

Equipes dos hospitais do Grupo Marista e da PUCPR pesquisam sobre o novo coronavírus

Intenção é entender a propagação da doença e seu desenvolvimento para, no futuro, subsidiar hospitais na prevenção e tratamento contra a COVID-19

Especialistas do Hospital Marcelino Champagnat, do Hospital Universitário Cajuru e profissionais de equipes multidisciplinares da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Grupo Marista, iniciaram no mês de março de 2020 estudos para entender a propagação e a infecção pelo novo coronavírus nos pacientes. A intenção é fazer uma análise completa do vírus, do seu comportamento nos pacientes e no organismo de pessoas que apresentem condições de risco.

A coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação dos hospitais e professora da PUCPR, Cristina Baena, explica que a atuação desses profissionais é importante nesse momento pois ainda não existe tratamento eficaz ou vacina para combater a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Temos pesquisadores que olham desde a base molecular do paciente e do vírus para entender questões que envolvem o ambiente físico de propagação e transmissão. Estudamos a saúde e a doença em um espectro amplo”, afirma.

Sobre o comportamento da doença nos pacientes, a coordenadora comenta que os projetos também procuram estudar a COVID-19 em pessoas com doenças crônicas pré-existentes. O objetivo é compreender os motivos pelos quais essas comorbidades deixam os pacientes mais suscetíveis à infecção. “Queremos também entender melhor se existem outras infecções que concorrem com o coronavírus e os mecanismos pelos quais as pessoas infectadas se tornam pacientes graves”, explica.

Interface

Os estudos ainda estão avançando e também são coordenados com base no aprendizado e atuação dos profissionais em outros hospitais e universidades. “As equipes estão dispostas e preocupadas em produzir ciência para que, no futuro, a gente também entenda melhor essa doença. Alguns achados que observamos até o momento já auxiliam os intensivistas no tratamento”, diz.

Entre os médicos dos hospitais e pesquisadores da universidade, existem profissionais que já atuavam no estudo sobre pandemias e infectologia antes da descoberta da COVID-19. Com isso, passaram a investir suas experiências nessa ação conjunta e interdisciplinar em Curitiba.

Para Cristina, com as pesquisas que se iniciaram em março de 2020, as equipes de saúde e os profissionais da universidade esperam que, no futuro, os hospitais possam ter mecanismos cada vez mais eficientes para combater a doença, tanto com prevenção quanto com tratamento.

Produção de EPIs

Uma demanda dos hospitais e que tem sido atendida pela Universidade é a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde. Sempre com o cuidado de produzir os EPIs conforme as normas de segurança de saúde, as equipes multidisciplinares da PUCPR têm produzido protetores faciais, máscaras, caixas acrílicas, roupas e aventais cirúrgicos. “As equipes produzem tudo dentro das normas técnicas e com validação dentro dos métodos científicos”, explica Cristina.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

Com a missão de atuar com excelência na prestação de serviços à comunidade na área de saúde, com contínuo desenvolvimento de ensino e pesquisa, o Hospital Universitário Cajuru (HUC) é uma instituição orientada por princípios éticos, cristãos e os valores do Grupo Marista. 

Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Hospital preza pelo atendimento humanizado, com a valorização do fator humano, atenção aos pacientes e colaboradores e na defesa da vida. O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica referência em transplante renal e traumas, com atendimento 100% SUS.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).